Os Três Porquinhos, de Joseph Jacobs

Os Três Porquinhos: Joseph Jacobs

Detalhes técnicos do livro Os Três Porquinhos da Coleção Clássicos de Ouro. Editora: BrasiLeitura, Todo livro LTDA, Ilustrações: Belli Studio, Texto Adaptado: Cristina Marques, Revisão: Helena Cristina Lübke.


Os personagens da obra são: Mãe do Porquinhos, Cícero (1º porquinho), Heitor (2º porquinho), Prático (3º porquinho) e Lobo.


Comentário


Os Três Porquinhos é um desses Clássicos de Ouro¹, é a obra do australiano Joseph Jacobs (1854 - 1916), ele pesquisou e recolheu histórias tradicionais orais da cultura inglesa e depois escreveu-as em "Contos do Folclore Inglês" (English Fairy Tales), nesta obra Os Três Porquinhos foi publicado em 1890. Na história original², o porquinho Cícero, mais preguiçoso, constrói sua casa de bambu, palha, feno. O porquinho Heitor decidiu fazer sua cabana de madeira, mas não utilizou os pregos de aço. O Prático foi o mais esforçado e construiu sua casa de tijolos, ele demorava a terminá-la enquanto seus irmãos se divertiam. Um dia um lobo surge e consegue derrubar a casa de Cícero e Heitor, mas não consegue derrubar a de Prático, e ao tentar entrar pela chaminé, pega fogo e depois foge. Como fazer a interpretação do clássico Os Três Porquinhos? Comece pelas lições que a história transmite: agir com sabedoria (planejando e pensando no futuro), resistir as facilidades (sendo forte e persistente). Após a leitura crie questões sobre essas lições para serem respondidas oralmente ou texto escrito.


Questões

1. Quantos personagens têm na história?

a. 6

b. 4

c. 5


2. Quantos porquinhos têm na história?

a. 1

b. 4

c. 3


3. Quais casinhas foram construídas pelos porquinhos?

a. Porta, tesoura, telha.

b. Chaminé, palha, tijolos

c. Palha, madeira, tijolos


4. Quais porquinhos foram os mais preguiçosos?


5. Qual porquinho era sábio?

____________________

¹Leia o texto "Clássicos literários: versões adaptadas para crianças".

² Leia a "Observação" do texto 1: sobre a versão simplificada, no mesmo link da nota 1.


Comentários