A Infância de Ivan, de Andrei Tarkovsky

Capa do filme "A Infância de Ivan", de Andrei Tarkóvski.

O filme A Infância de Ivan é uma adaptação feita por Andrei Tarkovski, ele fez adaptação em filme do conto escrito por Vladimir Bogomolov. O seu lançamento foi em 1962, o gênero do filme é de Guerra e Drama, e o filme tem duração de 1h 35m. O filme reconta a história de um menino russo de doze anos de idade. Ele se chama Ivan, que vive na Rússia, em um momento crítico da história do seu país: a Segunda Guerra Mundial (URSS contra invasão nazista alemã).


O filme enreda como a Alemanha nazista tentava dominar o território da Rússia sob o poder da União Soviética (extinta URSS). Também havia outros problemas pelos quais a Rússia enfrentou antes da II Guerra: a depressão interna por causa do conflito civil (momento histórico que não é central no filme), esse conflito civil ocorreu quando os comunistas tomam o poder da Rússia Czarista (imperial) após a Revolução Russa, por esse motivo o país já estava fragilizado durante muito tempo, mesmo antes da Guerra Mundial. 


No início do filme Ivan fica órfão, ele perde sua mãe, e no contexto de guerra sabemos que a orfandade, reabilitação e ruínas é o cenário da Rússia que não teve um período de paz nacional e internacional duradouro. O menino que fica solitário lê revistas igual a outros meninos da sua idade. Mas esse cenário muda quando ele sai do refúgio, então vemos uma paisagem externa devastada que se sustenta em meio a árvores secas e escombros.


Depois disso, as notas de intensidade começam a surgir no cenário, pois Ivan precisa atravessar nadando um rio congelante que é bombardeado a todo instante por soldados alemães. Com determinação consegue chegar ao quartel russo assegurado por trincheiras e encontra um jovem soldado. Ivan insiste que o soldado ligue e avise ao seu superior sobre a sua própria chegada no QG, porque estava com uma mensagem das observações que tinha feito das zonas extremas que havia explorado.


Depois da chegada do pequeno soldado àquele lugar que podemos chamar de um “refúgio do subsolo”, vemos muitas cenas sensíveis do isolamento dos soldados em um abrigo fechado e frio. Quando os soldados estão nesse refúgio em momento de recolhimento, refeição, troca de roupa e banho, há momentos em que os dois soldados adultos se compadecem e ficam chocados com a fragilidade corpórea de Ivan, seus ossos são aparentes e ele está desnutrido. Os soldados estavam acostumados com o cenário de guerra, mas não com uma criança frágil numa situação de miserabilidade, essa cena nos demonstra como a reação dos homens tem beleza e nos ajuda a refletir sobre o sofrimento do próximo.


Por isso os soldados tentam mandar Ivan para um colégio militar (um lugar seguro). Ivan sempre demonstra relutância em ir para o colégio, pois seu desejo é trabalhar para o Exército Soviético e só assim vê um objetivo para si. Em um momento expressa, ao amigo que tenta convencê-lo a ir para a escola militar, sua opinião sobre o antigo internato de onde fugiu: "É uma vida sem sentido. Estudar coisas bobas tipo o significado dos herbívoros para os seres humanos", também em outra tradução “estão desperdiçando comida lá, memorizando nomes de répteis”. Nessa conversa o soldado o respondeu "Tem razão, colégio interno não é para você. A Escola Militar Suvorov. Essa sim seria uma boa para você".


Toda atitude do Ivan é negar a tentativa de convencimento dos adultos, para essa criança não existe sentido em ir para escola e ela nos convence enquanto telespectadores, e apenas se expressa no imperativo como um soldado e diz muitas vezes que não tem medo. Mas, toda a fase pueril de Ivan volta em seus sonhos que emanam durante suas noites: as lembranças fortes de sua mãe dos amigos e o afloramento que se realizará. Comenta-se muito em várias análises do filme sobre o símbolo do afloramento que emergiu no sonho de Ivan, no sonho ele está com uma menina na carroceria de maçãs, e dá-lhe uma maçã, que é o símbolo da pubescência e do amor, que seria a potência de uma pessoa e  Ivan não a atingirá, essa cena é emocionante, e o enredo é muito bem desenvolvido.


Tomemos conhecimento de que esse filme é importante para ser assistido, pois apresenta-nos a memória histórica da guerra da Rússia e da Alemanha por Ivanovo Detstvo. Quais são as motivações de assistir tais filmes de guerra? É importante assistir para recordar a história da Rússia e ficar consternado através das imagens ou memórias de Andrei Tarkovsky, assim adquire-se cultura e até mesmo traz percepção de conflitos do passado do homem que podem servir para pensar em por que não se repetir as mesmas atitudes injustas, para evitar os conflitos, afinal a guerra é insuportável, exceto pelo dever de se defender, poucos têm desejo de estar em uma.


Comentários

  1. Excelente! Gosto demais de filmes que nos mostram o que outros passaram por almejarem a liberdade. E nós, hoje, vemos a nossa ir-se com os ventos de outono e nada fazemos.

    ResponderExcluir

Postar um comentário