Dilermando Reis (1916-1977)


Dilermando Reis (1916-1977) Violonista e compositor brasileiro, também considerado um dos maiores mestres do violão brasileiro. “Personificou o violão brasileiro como nenhum outro violonista”[1], foi o fundador de uma das primeiras orquestras de violões que se tem notícia no Brasil.


Foi professor e lecionou em lojas de instrumentos musicais, trabalhou durante grande parte da sua vida em programas de rádios; construiu um estilo proeminentemente seresteiro e durante sua carreira fez colaborações com renomados músicos brasileiros como Radamés Gnattali, Francisco Alves, Sílvio Caldas etc. 


Em seu principal disco Abismos de Rosas (1961) que segundo muitos críticos é o maior de seus álbuns, ouvimos a beleza implícita nas formas puras de um violonista simples e brasileiro que toca em cordas de aço e madeira de pinho — coberta de vernizes. As cores sonoras de Sons de carrilhões não são atrapalhadas pelos ruídos e chiadeiras comuns às antigas gravações, demonstrando um timbre que parece ter sido criado para representar a linguagem sonora e o significado interior dos corações simples. 


Seus discos fazem da melhor forma a beleza se revelar nas almas dos que acreditam na poesia das frases musicais. O que importa aqui é a obra musical como obra do espírito.


Principais discos: o já citado Abismo de Rosas (1961), Gotas de Lágrimas (1965), Saudades de Ouro Preto (1968), Volta ao Mundo (1959), Subindo ao Céu (1966), Homenagem a Ernesto Nazareth (1973), Dilermando Reis Interpreta Pixinguinha (1972) e O Som e a Música de João Pernambuco (1979). 


Ver também Relendo Dilermando Reis (1994), de Raphael Rabello; Lembrando Dilermando Reis (2008), de Sebastião Tapajós; Dois Destinos (2016), de Marco Pereira; Interpreta Dilermando Reis (2012), de Denis Sartorato; Reis: Guitar Music (2019), de Salvatore Fortunato; o álbum Aire Latino (2004), de David Russell, no qual este interpreta as peças Xodó da Baiana e Se ela Perguntar.


Notas


[1]. ANTUNES, Gilson. Dilermando Reis. In: Acervo do Violão Brasileiro. Disponível em: https://www.violaobrasileiro.com/dicionario/dilermando-reis. Acesso em: 28 de dez. 2024.


Comentários