Palavras que Borbulham como Refrigerante, de Kyohen

 

FICHA TÉCNICA

2020 / 1 e 30m

Diretor: Kyohen Ishiguro

Gênero: Slice of life, drama, família

Nacionalidade: Japão


Palavras que Borbulham como Refrigerante é um anime muito interessante para aqueles que realmente se interessam pelas sutilezas das relações sociais do Japão e também pela sua cultura. A animação dispõe de traços firmes, escalas de cores vibrantes e uma intensidade geométrica acentuada transmitindo uma sensação de vagueza e calma onírica, o título já descreve: um Japão contemporâneo, há ambientes de campos vazios e ambientes urbanos cheios de pessoas. Ainda é importante saber que o núcleo de encontro dos personagens é um shopping.


A construção do anime é dada pelo desenvolvimento intrigante de dois personagens: Cerejinha e Sorrisinho. Pois não é de se esperar que dois adolescentes se conheçam por causa de um esbarrão? Sim… mas o que faz este encontro dos dois vingar, de forma interessante, é o fato de que seus smartphones foram trocados durante essa confusão. Não há nada pior que não ter seus aparelhos em mãos, por isso os dois logo dão um jeito de ter o acesso ao contato um do outro, que não se torna difícil por causa dos dados em seus celulares trocados.


Sobre os personagens: um é Cerejinha com dificuldades de se expressar em voz alta e com clareza, por isso ele sempre usa headphones mais do que o “normal” para evitar dialogar com as pessoas. Já a outra é Sorrisinho, ela é tão inconformada com seus dentes que decide usar uma máscara antiviral para cobri-los (no Japão sempre foi comum se usar máscaras ao estar gripado), todos até pensam que ela está com algum resfriado de verão. No decorrer da história essas barreiras vão sendo ultrapassadas aos poucos enquanto eles dois vão se conhecendo e vão deixando de usar esses objetos de refúgio.


Cerejinha gosta muito de se expressar por meio de seus haikus (são versos com padrões curtos), ele escreve e divulga-os em uma rede social chamada “Curiosity”. Mas as suas palavras borbulham mesmo, quando pela primeira vez o rapaz é pressionado a criar um haiku e dizê-lo em voz alta para Sorrisinho, quer dizer, ninguém da sua idade havia se interessado pelos seus poemas e, enfim, Sorrisinho chegou e até presumiu que ele tivesse muitos seguidores na sua rede virtual de texto.


Os dois adolescentes iniciam uma aventura quando Sorrisinho entra no grupo de idosos do Shopping, onde Cerejinha já trabalhava. Nesse grupo está Fujiyama, um velhinho que nunca desistiu de procurar um disco de vinil perdido e sempre carrega sua capa nas mãos, pois deseja nunca esquecer da voz da compositora e cantora do disco - que é a voz de sua esposa - Então, os dois garotos resolvem procurar o seu vinil chamado Yamazakura.¹ A partir dessa busca tão heroica Cerejinha percebe que precisa dizer seus sentimentos para Sorrisinho e faz isso no poema final, no qual ele compara ela com a Yamazakura (tema do disco) quando diz das suas “folhas” selvagens escondidas e como são kawaii - Cerejinha se refere aos dentes de Sorrisinho - E é nessa procura do disco de vinil que é revelado uma referência à moda Yaeba


Portanto, apesar do avanço tecnológico mostrado, vale-se acrescentar que é enfatizado (no anime) que o Japão ainda mantém os mesmos costumes de reverência nas relações sociais (com os idosos, pais, trabalhadores e amigos). como Cerejinha diz no poema final: as “luzes de verão dão uma largada falsa ao pôr do sol” e depois diz que a Sorrisinho é um “Girassol”, as “luzes de verão” que ele cita são os postes de iluminação “falsa” que estavam sempre sobre eles, então o menino poeta sempre tem a consciência da importância da natureza e do brilho das sensações, embora a maioria esteja usufruindo da tecnologia e desistindo de outrem. Por isso, como mostra o haiku: “O Shopping derrete ao pôr do Sol”.


1. Yamazakura é uma Cerejeira Selvagem, já que “Yama” significa montanha e “Sakura” significa cerejeira.


2. Yaeba é a moda dos dentes tortos que fazem parte da cultura kawaii, além disso muitos tratamentos ortodônticos oferecidos em países asiáticos são para entortar os dentes. Saiba mais: clique aqui. Acesso em 19 de nov. 2021.

Comentários